O navegador do Google chega à sua 10ª versão ainda mais rápido e com impressão nas nuvens
O Google Chrome já é um dos navegadores consagrados da internet. Portanto, não é nenhuma surpresa que tenha chegado a sua versão número 10 com milhares de usuários e ainda muito mais a oferecer para quem busca uma ferramenta rápida e ágil.
Ainda em desenvolvimento, o Google Chrome 10 traz as funcionalidades já vistas tanto na versão final do Chrome quanto na versão Chrome 9. Por enquanto, as mudanças estão no nível interno, com ainda mais velocidade em relação ao Firefox e mesmo ao Chrome 9. O motor JavaScript, por exemplo, foi aprimorado desde o lançamento da última versão Beta.
A aceleração via GPU, também presente na versão anterior do navegador, acrescenta na rapidez do navegador. Ele funciona de forma integrada com a unidade de processamento gráfico do computador, utilizando os recursos da placa de vídeo para funcionar ainda mais rápido.
Google Cloud Computing
Uma adição significativa à versão 10 foi a Google Cloud Computing. Com esta ferramenta já instalada no Chrome, você pode imprimir arquivos remotamente. Essa é é uma ótima opção para os usuários que utilizam vários computadores todos os dias.
A opção foi reformulada desde o último lançamento e permite que você liste as impressoras que usa, utilizando-as de outros computadores. Você pode, por exemplo, mandar sua impressora de casa imprimir um documento, mesmo que esteja no trabalho.
Configurando as impressoras
Por ser uma opção nativa do navegador, é preciso apenas que você configure o Google Cloud Computing em seu computador. Para isso, clique na ferramenta do lado direito da tela, acessando “opções” no menu que se abre.
Acesse a última aba e role a barra para a última opção. Clique em “Sign in to Google Cloud Computing” e insira os dados de sua conta da Google. Com isso, ele automaticamente salva todas as impressoras configuradas naquele computador.
Além de listar as impressoras configuradas, você pode gerenciar os trabalhos ativos, o que facilita na hora de visualizar aqueles que estão na na fila ou prontos. Para usar outras impressoras, basta que o computador também tenha o Google Chrome 10 instalado.
Visualização de PDF
Outra função que também estava no Chrome 9 e que se mantém na versão 10 é a visualização de PDF diretamente no navegador, sem a necessidade de instalação de complementos ou aplicativos. Basta abrir o arquivo PDF para que ele seja visualizado na aba, sem abrir o Adobe Reader ou qualquer outro aplicativo instalado no computador.
Por enquanto não é possível editar os textos em PDF, o que acontece com outros aplicativos. Entretanto, você pode utilizar o zoom e, para arquivos com configurações diferentes, ajustar o texto na página, facilitando a visualização.
Clicando com o botão direito do mouse é possível conferir as informações da página, inspecionar os vários elementos do arquivo e ainda imprimir o documento, que certamente já estará conectado com o Google Cloud Computing.
Interface de usuário
Em termos de design, o Chrome continua com um visual mais minimalista em relação a outros navegadores, utilizando poucas opções nas barras de ferramentas e muito espaço para visualização das informações em páginas web.
As abas já fazem a cabeça dos usuários e, portanto, continuam nesta versão em desenvolvimento. Assim como nos anteriores, você pode sincronizar os favoritos de outros navegadores diretamente para o Chrome, sem a necessidade de configurar uma coisa de cada vez.
Por se tratar de uma versão em desenvolvimento, a instalação será feita em inglês. Porém, basta modificar o idioma nas opções e reiniciar o navegador, para que ele volte a ser mostrado em português.
Suporte a complementos
Seguindo a tendência trazida pelo Firefox, Chrome 10 suporta a instalação de diversos complementos, que se adaptam perfeitamente à interface do navegador. Assim como na versão anterior, esta também sincroniza aplicativos, favoritos, extensões e temas. Ou seja, mesmo se você atualizar o navegador, não perderá dados.
O Chrome 10 ainda está em fase de desenvolvimento, portanto algumas funções não encontram suporte. Em nossos testes, o Google Labs, a central de novidades que não fazem parte do aplicativo (acessada ao inserir About:labs na barra de endereços), não pôde ser aberto no navegador.
Memória de elefante
O Chrome 10 continua abrir a página de speed dial (discagem rápida) incialmente. Com isso, você pode recuperar abas fechadas erroneamente e acessa os mais visitados rapidamente. Caso haja algum problema e o navegador precise ser reiniciado, as abas fechadas podem ser restauradas por completo.
No mesmo formato, você também pode escolher seus temas favoritos para decorar o Chrome da maneira que achar melhor. A galeria de temas pode ser acessada através deste link, com opções para os diversos gostos.
Privacidade
A navegação anônima, que antes era um complemento, nas últimas atualizações passa a fazer parte do sistema. Com ela você pode passear pela web sem deixar rastros pessoais, configurando aquilo que quer preservar por meio das opções (cookies, plugins e javascripts).
Um de cada vez
Diferente de outros navegadores, o Google Chrome não permite que você tenha a versão final e aquelas para testes no mesmo computador. Portanto, não se esqueça de que esta ainda é uma versão em desenvolvimento, ou seja, com pequenas falhas.
Claro, neste caso não estamos falando de um navegador inacabado, ainda mais quando se trata de Google. Entretanto, a estabilidade ainda é de um navegador em desenvolvimento, na sua fase Beta.
Tamanho: 24,40 MB
Sistema: Windows Vista/7
Empresa: Google
0 Comentários